quarta-feira, 19 de maio de 2010

Interior x Exterior

A Casa em Riva San Vitale, obra projetada por Mario Botta foi erguida na vertente do Monte San Giorgio, beeeem pertinho do Lago Lugano, com o terreno de 850 m² e a área construída de 220 m², a casa é uma das primeiras habitações projetadas por Mario Botta! Neste projeto podemos verificar uma das características mais marcantes de Mario Botta: A nítida relação entre o interior e o exterior, a expansão espacial vertical e as aberturas na construção. Botta sempre se preocupou em integrar o exterior com o interior e considera que a arquitetura tem que interagir com o ambiente ao seu redor, tentando tirar proveito do que ele tem a oferecer como a luz natural, sem fazer uma separação entre o dentro e o fora.

Vamos aqui passar pela ponte vermelha de 13 metros de altura e 10 metros de comprimento, que é o meio de acesso à casa...



PRONTO! Uff!

Agora vamos dar uma voltinha por dentro da Casa Bianchi e entender um pouco a interação entre os ambientes...






O escritório e o terraço mais alto apresentam-se de lado, em direção ao lago logo em frente, ao norte acima das árvores e ao sul sobre o grande vazio do ângulo, que reúne os espaços dos diversos terraços. Descendo a escada central, encontram-se o quarto principal e um amplo terraço.





Mais abaixo encontram-se os quartos das crianças. Os espaços abertos comunicam-se com o andar inferior, ao redor de um espaço que concentra todas as atividades internas e externas que passam acima, permitindo, assim, uma participação contínua. O último andar, parcialmente subterrâneo, reúne as atividades de serviço, como a lavanderia, e um grande pórtico, que compõe o elemento de união com o terreno natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário