quarta-feira, 19 de maio de 2010

BOTTAgrafia

Essa foi a parte do trabalho que eu coletei o máximo de informação possível que encontrei sobre o Mario Botta e juntei tudinho e saiu essa obra-prima hahahaha
O Arquiteto - Mario Botta
O arquiteto suíço, Mario Botta nasceu em 1 de Abril de 1943, em Mendrisio, Ticino. Começou sua atividade profissional aos 15 anos, quando abandonou os estudos e decidiu trabalhar como projetista no escritório de dois importantes arquitetos da região do Ticino. A primeira casa desenhada por ele, a Casa Paroquial de Genestrerio (1961 – 1963), foi projetada quando ele tinha apenas dezoito anos de idade. Somente depois da experiência profissional, Mario Botta acreditou estar preparado para estudar Arquitetura. Estudou em Milão e no Instituto Universitário di Architecttura em Veneza e se formou em 1969. Desde o início de sua atividade profissional com escritório próprio em 1970 após ter colaborado com Le Corbusier e Louis Kahn, em Lugano.

Mário era reconhecido internacionalmente por seus projetos monumentais e orçamentos modestos. Mario Botta traz uma arquitetura diversa da de outros profissionais contemporâneos a ele, com abstrações e alta carga de simbologia, ele tem como justificativa a linguagem verbal que dá expressão a uma filosofia de alto teor espiritual; e linguagem figurativa de rigor geométrico e de uma estética de perfeição, que se manifesta tanto no partido de cada projeto, quanto nos detalhes. Botta sempre gostou de integrar o exterior com o interior e considera que a arquitetura tem que interagir com o ambiente ao seu redor, tentando tirar proveito do que ele tem a oferecer, como a luz natural, sem fazer uma separação entre o dentro e o fora.

Tais padrões são indiretos em seu trabalho, e geralmente podem ser vista no material que ele usa em seus trabalhos com granito ou mármore , ele mostra sua capacidade de transformar paisagens urbanas e elevar a arquitetura a um novo nível. O seus materiais preferidos são o tijolo aparente e a pedra, e suas obras surgem habitualmente como grandes monumentos na paisagem com grande rigor geométrico. Algumas casas residenciais cujo desenho esteve baseado em formas geométricas básicas.
Seu trabalho pôde ser conhecido pelos brasileiros bem no início da década de 80, em mostras na UFMG (1981) e nos IABs do Rio de Janeiro (1982) e São Paulo (1983). Detentor do Chicago Architecture Award (1986) e do Prix Cica (1990 e 1993), Mario Botta teve diversos trabalhos publicados em PROJETO DESIGN (103, setembro de 1987; 128, dezembro de 1989; e 212, setembro de 1997).

Em 1983 foi nomeado professor titular na Escola Superior da Confederação em Lausanne e membro de honra da Bund Deutscher Architekten. Ao longo de seu trabalho ele deu aulas, seminários e cursos na área da arquitetura em escolas européias, na Ásia, Américas do Norte e Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário